Uniplac oferece oito vagas para a Licenciatura em Educação Especial

Até o dia 5 de agosto, os interessados em participar do curso de Licenciatura em Educação Especial na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) podem fazer suas inscrições para as vagas remanescentes. Os acadêmicos selecionados terão bolsa integral, oferecida através Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), realizado em convênio com o Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria Estadual de Educação. Para efetivar a inscrição, o candidato precisa preencher o requerimento junto ao setor de protocolo, no bloco 1, e apresentar alguns documentos, conforme o edital número 065, até sexta-feira. Ao todo, são oito vagas ofertadas para completar as duas turmas de quarenta alunos. A Licenciatura em Educação Especial terá a duração de oito semestres letivos. De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, professor Elson Rogério Bastos Pereira, as aulas serão ministradas às sextas-feiras, nos períodos vespertino e noturno, e aos sábados, pela manhã e à tarde. “Também teremos estudos intensivos nos meses de fevereiro e julho”. Podem se candidatar ao edital aqueles inscritos no Plano de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na Plataforma Freire e ACAFE. Os professores em exercício, com vínculo nos sistemas públicos de ensino, sem formação em nível superior e com licenciatura também podem se candidatar às vagas. Assim com o professor que atua em educação especial nos sistemas públicos de ensino e/ou em instituições congêneres conveniadas com o Estado ou municípios. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá apresentar comprovante de residência no estado de no mínimo dois anos, certificado do histórico escolar do ensino médio e declaração do exercício do magistério em regência de classe em instituições de educação básica da rede pública de ensino. O professor lembra que os alunos participantes do programa têm algumas obrigações, como, por exemplo, cursar com assiduidade e aproveitamento o curso de graduação, não receber, durante a vigência do da bolsa vinculada ao FUMDES, outra modalidade de bolsa oriunda de recursos públicos. A seleção dos inscritos ocorre publicamente no dia 14 de julho, por meio de sorteio, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, às 14 horas. A primeira aula está agendada para o dia 20 de agosto.