Aulas de Tai Chi Chuan e Kung Fu iniciam no dia 22 de setembro na Uniplac

Na próxima semana terão início na Uniplac as aulas de Tai Chi Chuan e Kung Fu. Ministradas pelo professor Marcelo Mazzolli as aulas integram um projeto de extensão do Programa de Mestrado em Ambiente e Saúde e têm o objetivo de apresentar as artes marciais chinesas como forma de contornar os problemas modernos de saúde, acidentes e violência.

Segundo o professor Mazzolli o  ritmo frenético da sociedade tem sido motivo de diversas enfermidades físicas e também de problemas de depressão e estresse nas pessoas. “Além do desconforto dos indivíduos sujeitos a estes problemas, as enfermidades são motivos de prejuízos como queda de produtividade e ausência no trabalho, além de causar sobrecarga”, o professor afirma.

Mazzolli explica ainda que o alívio de sintomas e doenças pode ser conseguido através de modalidades de  atividades físicas orientais, tais como as artes marciais chinesas propostas pelo projeto de extensão.

A união de práticas de Tai Chi Chuan com o Kung fu, comumente integrados nos sistemas de  artes marciais chinesas, confere às pessoas maior autoconfiança e capacidade para defesa  pessoal, não apenas contra agressões, mas também contra acidentes decorrentes de falta de atenção ao entorno.

As aulas são abertas a comunidade acadêmica e comunidade externa e terão início no dia 22 de setembro, e seguirão até o dia 12 de novembro, semanalmente. As práticas acontecerão  nas segundas e terças-feiras, às 16h e nas quartas a sábados, às 8h.

A aula inaugural tem entrada franca, e será no auditório do CCJ, dia 22 de setembro às 16h.

Já as práticas acontecerão no estacionamento da Uniplac (Ao lado do CCJ), e na sala 5001, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade.

As inscrições são realizadas no setor de Extensão da Uniplac ao valor de R$ 40,00.

Mais informações: extensao@uniplaclages.edu.br (49) 3251.1028

Sobre o instrutor

O professor da Uniplac e instrutor do curso, Marcelo Mazzolli,  leciona no mestrado de Ambiente e Saúde da instituição e Iniciou a prática de artes marciais aos 7 anos. Desde os 20 anos de idade sua instrução em Kung Fu e Tai Chi Chuan está ligada à Associação Sino Brasileira de Kung Fu (http://www.sinobrasileira.org).  Seu instrutor direto é prof. Rogério Leal Soares, que reside atualmente em Florianópolis, e o grão-mestre do grupo é Chan Kowk Wai, que chegou ao Brasil em 1960 e reside em São Paulo.

Sobre o conteúdo da prática na Uniplac

O objetivo geral é introduzir as artes marciais chinesas para o público. As aulas serão diárias com duração aproximada de 30 minutos. Durante a semana as aulas serão compostas principalmente de exercícios respiratórios e posturais (Chi Kung ou Qigong) seguidos de movimentos de Tai Chi Chuan, boxe ‘empurrar com as mãos’ (Tai Ji Quan) e meditação (Zhan Zhuang). O estilo de Tai Chi Chuan ensinado é o Yang. Têm intuito de desenvolver a tranquilidade, a força interna e externa, atenção, cuidado e movimentação de combate, além de promover melhorias na saúde em geral. No sábado haverá prática de Kung Fu básico.