3 de setembro: Dia do Biólogo

No dia 3 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Biólogo, em virtude da legitimação da profissão no Brasil, através da Lei nº  6.684 de 3/9/1979; alterada pela lei nº 7.017, de 30/8/1982; regulamentada pelo Decreto nº 88.438, de 28/6/1983. Assim efetivou-se a regulamentação da profissão de biólogo e a criação do Conselho Federal de Biologia – CFBio e dos Conselhos Regionais de Biologia.

O Conselho Regional de Biologia – 3ª Região (CRBio-03) tem por objetivo orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de biólogo na área de jurisdição dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo a presidente do CRBio-03, Clarice Luz, o biólogo é habilitado para atuar nas grandes áreas das Ciências Biológicas: Meio ambiente e biodiversidade, biotecnologia e produção, saúde, educação, e em todas suas 22 subáreas. Para a dirigente, “pelo fato do biólogo ter uma formação multidisciplinar, mais holística, está capacitado para interagir com profissionais e locais de trabalhos diversos, atendendo às expectativas que o mercado exige”.

Ainda que comumente a biologia represente a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, e os processos que regulam a vida. Clarice destaca que os biólogos, além de continuarem contribuindo como educadores e pesquisadores de fauna e flora, por exemplo, destacam-se hoje como profissionais de pesquisas mundiais de ponta nas áreas de genética e análises clínicas.

A graduação em Ciências Biológicas e a profissão de biólogo tem sua origem no curso de História Natural, da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, criado em 1935.

Na Uniplac, o curso de Ciências Biológicas tem como objetivo garantir aos seus egressos uma formação profissional sólida e ampla, baseada numa integração das diversas áreas da Biologia, onde, através da investigação e compreensão da realidade cientifica e tecnológica, possibilite a contextualização sociocultural e histórica do conhecimento, com competências, habilidades básicas e posturas que permitam ao Biólogo plena atuação na pesquisa, ensino e extensão nas diferentes áreas da Biologia.

A Universidade do Planalto Catarinense parabeniza todos os profissionais da área e acadêmicos do curso pela importante data.