Lançada Incubadora de Empreendimentos Solidários da Uniplac

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP da Uniplac foi lançada oficialmente à sociedade serrana neste sábado, 30 de agosto, em um evento que durou todo o dia e trouxe discussões e reflexões, que contaram com a participação de membros dos empreendimentos solidários já cadastrados na ITCP Uniplac, com a comunidade acadêmica e lageana em geral.

A participação do coordenador da ITCP da Unochapecó, professor Carlos Eduardo Arns trouxe uma apresentação dos diversos papéis da Incubadora social, do seu desenvolvimento e da importância de sua manutenção dentro da Universidade.  “Institucionalmente e externamente na região, junto à população, há uma mobilização construída pela ITCP, o que gera um compromisso forte entre a instituição (Uniplac) e a comunidade”, afirma Arns, explicando que essa é a forma em que a Uniplac cumpre seu papel como universidade comunitária, promovendo o  desenvolvimento da região e o bem estar da população, por meio do diálogo mais efetivo e próximo a um conjunto, um segmento que carece de interlocutores e espaços como o espaço da universidade.

O professor Arns coordena a ITCP Unochapecó  que atua desde 2003, constituída como um programa permanente de extensão e que já tem diversos empreendimentos em pós-incubação, ou seja, um conjunto de empreendimentos  já consolidados e trabalha atualemente com  uma média anual de 20 empreendimentos incubados, número que varia conforme os recursos captados para esta demanda.

“A incubadora atuará com a abordagem de públicos, estratégias e metodologias diferenciadas,  fator que mexe com Ensino, a Pesquisa e Extensão da Uniplac, no sentido de fazer refletir  e discutir a forma de atuação realizada pela instituição enquanto universidade comunitária”, reforça o professor Arns.

A programação de lançamento da Incubadora da Uniplac contou ainda com o debate acerca de outras temáticas. Ainda no período da manhã, o coordenador da ITCP Uniplac, professor Geraldo Locks falou da institucionalização da Incubadora. Já no período da tarde, o evento contou com a participação e parceria da Comissão Intersetorial de Saneamento e Meio Ambiente - CISAMA que trouxe a temática  O Desenvolvimento Territorial da Serra Catarinense e Sustentabilidade: Diagnóstico, Políticas e Práticas, com os palestrantes Selênio Sartori, Graciela Alessandra Dela Rocca. Em seguida os palestrantes Osni Junior, Vereador Domingos e Vereador Enio Quintino Ribeiro falaram sobre A Economia Solidária e o Marco Regulatório. O grupo Samba Raiz, vinculado ao curso de Música como projeto de Extensão da Uniplac, realizou uma apresentação durante o lançamento.

O evento marcou uma importante fase da Incubadora social e a sua apresentação como um modelo diferenciado de apoio e fomento aos Empreendimentos Econômicos Solidários. A ITCP conta com recursos CNPq/ MCTI/ MTE e disponibilizará bolsas a professores e acadêmicos de graduação durante o seu período de realização.