Acadêmicos do Curso de História apresentam Trabalho no XV Encontro Estadual da ANPUH-SC

Os acadêmicos do 4º semestre do curso de graduação em História da UNIPLAC, Gustavo Cezar Waltrick e Suzane Faita, sob a orientação do professor Carlos Alberto Bertaiolli,  representaram a Uniplac no   XV Encontro Estadual de História da Associação Nacional dos Professores de História - ANPUH-SC, ocasião em que apresentaram o trabalho intitulado “O Barulho do Silêncio: Memórias da Ditadura Militar nos Jornais Lageanos (1964-1965)”.

O trabalho apresentado consiste em uma pesquisa sobre os registros contidos nos jornais lageanos entre 1964 e 1965 acerca do Golpe Militar de 1964, que instalou a ditadura militar no Brasil. Esse esforço de pesquisa nasceu dentro da disciplina de História do Brasil, ministrada pelo professor Carlos, tendo como objetivo compreender o processo de construção da memória coletiva do homem serrano sobre os anos de chumbo, a fim de subsidiar futuras produções sobre esses processos históricos no âmbito da serra catarinense.

Os Encontros Estaduais da ANPUH reúnem as maiores autoridades na área da pesquisa e do ensino de História nos estados e no país, e são consagrados como os maiores eventos de peso científico na área.   No ano de 2014, o Encontro Estadual da ANPUH aconteceu em Florianópolis, SC, de 11 a 14 de agosto, tendo como tema principal as Memórias da Ditadura Militar no Brasil (1964-2014).

Para os acadêmicos a experiência foi fantástica. “Foi a pesquisa que proporcionou estarmos no evento, por isso, considero que projetos semelhantes devem ser incentivados pela Universidade em todas as áreas do conhecimento”, relata a acadêmica Suzane Faita.

Para o Acadêmico Gustavo Cezar Waltrick “Estar em contato com a pesquisa desde o início da formação é essencial para o professor que também é pesquisador. Tivemos a ajuda e o estímulo dos nossos professores que foram essenciais para a viabilização deste trabalho. Retornamos do encontro da ANPUH/SC com novas ideias para pesquisa em nossa região que ainda tem um amplo campo a ser estudado”.

Segundo a Coordenadora do Curso de História da UNIPLAC, Professora Paula Karine Ortiz Schweitzer, implica na valorização do trabalho acadêmico e do curso de História como um todo. Mostra fundamentalmente o potencial crítico e representativo desses acadêmicos que vem sendo construído ao longo do processo de formação na licenciatura.

Para o professor Carlos Alberto Bertaiolli, orientador da pesquisa, o aceite do trabalho e sua apresentação em um Encontro da ANPUH representa o esforço empreendido pelo colegiado do curso de História na formação dos acadêmicos,  além de projetar a UNIPLAC ao lado de instituições que possuem cursos de História tradicionais em Santa Catarina, como a UFSC e a UDESC, abrindo espaço para diálogo e parcerias interinstitucionais.