Semana da Paternidade Responsável acontece de 18 à 22 de agosto em Lages

Realizada a capacitação  dos acadêmicos para o mutirão de atendimentos da Semana da Paternidade na Uniplac

Durante a última terça-feira, dia 12, em dois momentos distintos, aconteceu a capacitação para os acadêmicos de direito, psicologia e serviço social que atuam no Escritório Modelos de Assistência Jurídica da Uniplac - EMAJ, que atuarão frente ao atendimento à população durante a Semana da Paternidade Responsável que acontece de 18 à 22 de agosto.

O mutirão facilitará crianças e adolescentes a terem o nome do pai no registro de nascimento. “Esse é o primeiro passo, mas temos esperança de que pelo menos alguns deles desenvolvam afeto entre eles”, disse a Conciliadora Rita Lang.

Segundo integrantes da equipe essa é uma forma de preparar para melhor atender o público que passará pelas audiências durante a semana.

Os professores orientadores do EMAJ, Tomaz de Aquino Cordova e Sá Filho, Aline Pagliosa, Aline Longo e Ana Mirian Zilliotto, estão dando suporte necessário para que os profissionais do Instituto possam contar com o apoio da Uniplac e  consolidar essa iniciativa.

Para a professora orientadora do curso de direito Ana Mirian “Isso dará visibilidade aos serviços de prestação feito pelo EMAJ – Escritório Modelo de Assistência Jurídica, reforçado por esta parceria com o Paternidade,” diz.

A palavra ‘desconhecido’ no espaço onde deveria constar o nome do pai na certidão de nascimento de uma criança pode trazer mais transtornos psicológicos a um futuro adulto do que se possa imaginar numa rápida análise.

As declaratórias devem ser encaminhadas pelo cartório de registro mensalmente ao juiz (antes para o da Vara da Fazenda e Registros Públicos) hoje ao juiz da Vara de Família e posteriormente ao Ministério Público. Mas os casos estão parados desde dezembro desse ano.

O objetivo disso tudo é evitar que no futuro a criança, cujo pai não foi declarado no momento do nascimento, venha a sofrer as consequências desse ato falho.

Serviço:

O que: Semana da Paternidade Responsável Dias: 18 a 22 de agosto Horário: 09h às 12h – 13h30 às 17h30 Local: Uniplac - Escritório Modelo - Centro de Ciências Jurídicas Realização: Instituto Paternidade e Uniplac