Curso de Extensão Desenhos de Estudos em Saúde foi realizado nesta semana

Conteúdo permitiu a atualização de conhecimentos para profissionais e estudantes da área de saúde

Com o objetivo de desenvolver noções fundamentais para o desenho de estudos observacionais de alta qualidade, com base em uma população ou grupo de pacientes para a obtenção de conclusão significativa e utilizando métodos epidemiológicos adequados, o curso de Extensão de Desenhos de Estudos em Saúde foi realizado nesta segunda e terça feira, dias 11 e 12 de agosto na Uniplac.

O curso ofertou aos seus participantes, em um total de 16 horas aula,  a análise e reflexão acerca dos desdobramentos dos conceitos de saúde populacional e dos modelos de estudo cada vez mais complexos e dinâmicos, para a geração de informações capazes de responder as perguntas ou testar as hipóteses colocadas para investigação.

Ministrado pelo docente da Uniplac Dr. Alvaro Menin e pela professora convidada Dra. Mariel Marlow, da University of California, USA, o conteúdo do curso buscou  elaborar questionários que fundamentam tanto as abordagens descritivas quanto analíticas; identificar e minimizar fatores de confundimento, viés e modificação de efeito; proporcionar fundamentos para definição de amostra e cálculo da amostragem; caracterizar métodos de análises qualitativa e quantitativa; caracterizar e exemplificar modelos de desenho de estudos observacionais em saúde; implementação de bancos de dados confiáveis e coleta de dados; e, a escolha do teste estatístico adequado para diferentes desenhos de estudo.

Participaram do curso professores e alunos dos cursos de Graduação e de  Pós-graduação da área de saúde da Uniplac.