Professores são orientados a descartar corretamente resíduos das clínicas

O maior volume de resíduos de serviços de saúde na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) vem das clínicas odontológicas. Por esta razão, e por determinação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os que utilizam esse espaço devem ser orientados sobre a forma correta de descartar materiais como resíduos comum, biológicos, químicos e perfuro cortantes. Depois da capacitação dos auxiliares de serviços gerais, foi a vez dos professores do curso de Odontologia. Nesta segunda-feira (26), eles foram reunidos pela responsável pelo gerenciamento de resíduos de serviço de saúde, Juliana Amarante, para discutir essa temática. De acordo com a funcionária, esse é um assunto que deve ser abordado com freqüência pelos professores, principalmente durante as aulas práticas. “Tentamos sempre atualizar as informações e orientar funcionários, professores e alunos, destacando a importância de fazer o descarte corretamente”, ressalta a bióloga dizendo que estas dicas podem ser utilizadas em seus próprios consultórios, por exemplo. A próxima fase da capacitação reunirá os técnicos que trabalham nos laboratórios da Universidade.