Egresso da Uniplac é o mais novo promotor do MP

Desde muito cedo Gilberto Assink de Souza se mostrou determinado naquilo que queria. Começou a trabalhar quando tinha 13 anos, sempre traçando seus objetivos. E por essa razão, hoje toda sua família comemora mais uma vitória. A partir desta semana, o jovem de 28 anos está inserido no grupo de promotores do Ministério Público do estado. A divulgação da lista dos aprovados no XXXIV Concurso de Ingresso na Carreira ao Ministério Público de Santa Catarina foi feita há três dias. A primeira das seis provas pela qual o jovem passou aconteceu no inicio de fevereiro deste ano. A preambular objetiva, as discursivas abordando cada área do Direito, exame psicológico, apresentação oral e entrevista e a prova oral formaram o cronograma dos testes durante este período. Dos mais de 2.200 inscritos, apenas vinte e seis ficaram pré-classificados, e destes somente vinte e um foram aprovados. Antes mesmo de concluir a graduação em Direito na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em 2006, Gilberto já pretendia seguir essa carreira. Daí veio a preparação com aulas em curso específico e, quem sabe a principal, a disciplina de estudos diários em casa. Nem mesmo os jogos pela TV do seu clube do coração, o Flamengo, o distraia. Esta foi a primeira vez que participou do concurso. No dia 9 de agosto acontece a nomeação. Depois disso vem a capacitação, o que deve durar em torno de trinta dias. A comarca na qual vai atuar ainda não foi definida, mas, segundo a família, esse é assunto para depois, porque agora o momento é de comemoração.