Bolsistas e Coordenadores do PIBID na Uniplac realizam oficinas em Lages e Itajaí

Projetos foram apresentados em Seminário na Univali e para professores da Rede da Rede Estadual no CEDUP.

Na última semana, nos dias 21 e 22 de julho, aconteceu no campus de Itajaí da Univali o II Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação da Docência – PIBID , e o II Encontro Catarinense do PIBID.

Na oportunidade, os integrantes do PIBID na Uniplac apresentaram oficinas que foram ministradas dentro da programação do evento, com temas inerentes à educação em cada área.

Foram elas “Entre na Arte – Interação Fotografia e Arte”; “Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia – Educação Ambiental”; “A Educação Física Escolar e o Desenvolvimento das Habilidades Motoras Básicas”; “Os Gêneros Textuais e as TICs”; “O Ensino de Inglês Através de Games”; “Construindo Jogos Matemáticos”; “Musicalizando com Boomwhackers” e “Alfabetizando e Letrando – Vivências Contando a História ‘Meu Dente Caiu’”.

Na mesma semana, nos dias 23 e 24, os participantes da Universidade desenvolveram mais oficinas, desta vez no CEDUP Renato Ramos da Silva, cidade de Lages, para professores Estaduais.

O convite para a realização das oficinas foi feito pela GERED, pensando na capacitação dos professores das escolas estaduais dos terceiros e quartos anos do fundamental inicial. Ao todo, foram realizadas sete oficinas, uma de cada curso das licenciaturas.

Segundo a Coordenadora Institucional do PIBID na Uniplac e coordenadora do curso de Pedagogia, Mariléia Aparecida Wolff Tubs, o objetivo dos trabalhos foi alcançado com sucesso. “Tivemos um resultado positivo, pois nós aprendemos e conseguimos levar aos professores um pouco da Universidade”, destacou, agradecendo o convite. “Gostaria de agradecer à GERED, dizendo que a Universidade será sempre parceira para este tipo de evento”. Ao todo, aproximadamente 80 professores assistiram e integraram as atividades em Lages.

Participaram da realização das oficinas, nos dois momentos, bolsistas do Programa, professores, coordenadores de área e supervisores. Atualmente, a Uniplac conta com cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Educação Física, Música e Artes Visuais.

O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - é um programa do governo federal que visa inserir os licenciandos nas mais diversas atividades que envolvem as diferentes dimensões do trabalho docente, uma política de valorização do magistério público. Por meio da concessão de bolsas, o PIBID incentiva a formação de professores para a educação básica, proporcionando aos licenciandos participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.