Fundação Uniplac inicia investimentos em tecnologia para salas de aula

A Fundação Uniplac adquiriu por meio de Termo de Convênio nº 2013TR003607, firmado com o Estado de Santa Catarina/SDR Lages, uma lousa digital e um carrinho de armazenamento, recarga e transporte de notebooks, com objetivo de acompanhar a evolução tecnológica e a manutenção da qualidade da oferta do ensino da instituição, facilitando a transmissão dos conhecimentos teóricos e a exposição de materiais em diversas mídias.

A lousa digital permite, com recursos gráficos diversos, a apresentação de conteúdos, assim como a sua alteração e complementação in loco e visivelmente aparente para toda a sala de aula, assim como a transmissão e envio deste conteúdo aos alunos.

Uma lousa esteve em experimentação durante um mês na Universidade e confirmada sua eficácia teve sua compra efetivada nesta semana. Composta por uma grande tela sensível ao toque, com projetor e dispositivos de entrada de dados o equipamento oferece ferramentas para uso de diversos programas simultâneos, como planilhas de cálculos, editores de texto e apresentações de slides. Treinamentos foram realizados com alguns professores e técnicos para o uso de seu software.

Já o carrinho para notebooks tem como inovação a sua mobilidade, podendo migrar às salas de aula, transportando um laboratório inteiro com 25 máquinas, estas com memória dedicada ideal para uso em projetos e também outros usos. São notebooks com memória de 2GB e tela de 15,6 polegadas. O grande diferencial deste gabinete é seu sistema eletrônico de carga inteligente, que dispensa qualquer tipo de modificação na estrutura de eletricidade e é capaz de gerenciar a distribuição da corrente elétrica de acordo com a demanda e com a utilização de apenas uma tomada convencional.

Por se tratarem de tecnologias caras, a Fundação pretende aos poucos ampliar a quantidade destes equipamentos, atendendo a cada vez mais cursos, áreas, e espaços do campus da Uniplac.