Projeto leva arte, música e desenvolve os valores culturais e ambientais de cerca de 120 alunos de São Joaquim

O projeto de pesquisa e extensão elaborado pelo acadêmico de Música da Universidade do Planalto Catarinense, Vando  Roberto de Oliveira, orientado pela professora Lurdes Caron está sendo desenvolvido neste segundo semestre de 2014 e busca oferecer subsídios para que a evasão escolar nas aulas de música seja diminuída por meio da participação dos alunos na produção de instrumentos musicais para o seu uso em aula. Ampliado, o objetivo do projeto abrange áreas essenciais para formação humana e cidadã: meio ambiente, cultura e a prática de um ofício, no caso a luteria e música. São 120 alunos de três escolas de São Joaquim, participantes do projeto “Articulando arte e música: plantar e tocar”.

Segundo seu  idealizador, o projeto culmina no seu desenvolvimento pessoal e familiar voltado para a música e meio ambiente e aprofundando os conhecimentos por meio de pesquisas e estudos no curso de Música, combinado à sua vocação autodidata como luthier - profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância.  Ainda, o envolvimento com o contexto de sua cidade de residência atual, São Joaquim, e a necessidade educacional que ele levantou em suas pesquisas, para eliminação da evasão escolar. “A metodologia que desenvolvi envolve argumentos com um princípio para o envolvimento dos alunos, observando o comportamento das crianças na atualidade e a visão de mundo delas”, Vando explica, relatando ainda que a base de sua metodologia é baseada na história da música dos séculos XDVII e XVIII, quando houve um desenvolvimento maior das técnicas de construção de instrumentos musicais por grandes construtores dentro do período barroco da música erudita.

“A música envolve outras disciplinas como matemática, ciências, biologia, física, química e no projeto trabalhamos todo esse vínculo entre áreas de estudo, com o fim que é a construção do instrumento”,  Vando complementa, explicando que os alunos terão dentro do projeto contato desde a produção da semente, seu plantio e o desenvolvimento da planta que mais tarde se tornará madeira  para construção dos instrumentos musicais.

Dentre os 120 alunos, Vando pretende encontrar vocações para música, para o lutherismo e para o ambientalismo. Ao final do projeto, o objetivo é ter construídos quatro instrumentos, para uma orquestra de cordas, mas todos os alunos podem ter seu próprio instrumento. “O violoncelo já está pronto, o violino estamos construindo e ainda falta a construção do contrabaixo e da viola”. Como o ciclo de crescimento das árvores das quais é extraída a matéria prima para os instrumentos é demorado, estão sendo utilizadas madeiras já disponíveis e, o que fica para os participantes, é o ideal da sustentabilidade por meio da manutenção das plantas nativas de nossa região.