IABio e Uniplac elaboram projeto de implantação de Laboratório de análise de água

Dentre os diversos temas ambientais que pautam a agenda do Instituto das Águas e Biodiversidade da Serra Catarinense - IABio e UNIPLAC, assim como de governos, instituições e movimentos de preservação, o uso da água bem como a poluição de mananciais (rios, mares) com dejetos de lixo e efluentes contaminados é uma das questões centrais a serem estudadas e analisadas. Saber a respeito da qualidade da água que ingerimos, sobre as condições de nossas redes de esgoto é fundamental para entendermos melhor a importância do cuidado com esse recurso a cada dia mais escasso.

Neste sentido o IABio, vinculado a UNIPLAC, está elaborando o projeto de implantação de  um Laboratório de Análise de Água , para atuar tanto no controle de qualidade da água destinada ao consumo humano, como no controle da qualidade da água de mananciais superficiais e subterrâneos, assim como prestar serviços de análises de água para empresas públicas ou privadas. Além do objetivo de integração didática, científica e de extensão dos cursos de Graduação e Pós- Graduação da UNIPLAC.

Estão envolvidos no projeto os professores Aldo Camargo de Oliveira, Juliano Leite, Rafael Peletti, Wilson Braz, Alexandre Venção, Daiana Petry, Adriana Berlanda, Elusa Camargo (Fundação Uniplac)  e  Ana Clarice Granzotto (IABio).