Professora do Mestrado em Educação apresentará pesquisa sobre sociólogo francês em exposição na cidade de Paris

A Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação da Uniplac, Dra. Vera Regina Roesler, participará em Paris, no próximo dia 30 de junho, de uma mesa redonda para a qual foi convidada pelo Laboratoire de Changement Social et Politiqueda Université paris-Diderot, paris 7, e a Fondation Maison Sciences de l\'Homme, responsável pelo apoio às pesquisas realizadas nas Américas.

Na oportunidade, a pesquisadora fará a exposição de sua pesquisa sobre a obra e a trajetória socioprofissional do sociólogo francês Robert Castel (1933-2013), preocupado durante toda a sua existência com problemas sociais tais como o desemprego, as proteções sociais, a desfiliação dos indivíduos, dentre outros temas.

A professora Vera considera que a partir da obra de um autor, é possível conhecer certos aspectos de sua biografia e, inversamente, ao olhar sua trajetória socioprofissional, é possível compreender sua obra.

O sociólogo Robert Castel teve um percurso intelectual que ele mesmo qualificou como inesperado. As soluções que ele encontrou para resolver os conflitos, para refletir e escrever ao longo de sua existência sobre problemas tais como a proteção social, o desemprego, a desafiliação, dentre outros, relacionam-se à sua origem familiar e social, na condição de indivíduo que integrou um coletivo.