Uniplac participa de Colóquio na cidade de Santiago/RS

O Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (GPForma), do PPGE/CE, participa, desta quinta-feira (26) até sábado (28), do colóquio Catástrofe, Trauma e Resistência: Formação Humana e Cidadã, que acontece no campus da URI Santiago, com participação da UFSM, URI, IFFarroupilha e Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Na noite de hoje (26) como parte da abertura do evento  o professor da UFSM Amarildo Trevisan irá apresentar o projeto Catástrofe, Trauma e Resistência: A Educação em Tempos Pós-Traumáticos  e o Dr. Geraldo Antônio Rosa, professor da Uniplac e coordenador adjunto do Mestrado em Educação,  membro do GPForma, participará palestrando sobre o tema “O movimento Social do Contestado: Catástrofe Humana na Serra Catarinense”.

Entre os objetivos do evento estão promover espaços de reflexão e atitudes na formação profissional, de forma a contribuir para a criação de modelos de formação sensível à prevenção de catástrofes coletivas, bem como na elaboração do trauma; discutir em que sentido o princípio de responsabilidade com o outro se apresenta nas discussões do cotidiano pedagógico de escolas e de cursos universitários; e discutir a necessidade de se investir em uma formação mais humana e cidadã, primando pela formação de um profissional comprometido com o respeito e a defesa da vida.