Prêmio de Desenvolvimento Regional edição 2014 recebe inscrições até 30 de junho

Prêmio Celso Furtado 2014 homenageia Armando Dias Mendes. São mais de R$ 260 mil em prêmios

O Ministério da Integração Nacional - MI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR,  lançou em 2009, o Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional Edição 2010: homenagem a Celso Furtado como uma das estratégias para estimular o processo de discussão e divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR .  A partir da segunda edição, o nome do consagrado economista brasileiro foi incorporado permanentemente à denominação do Prêmio que passa a se chamar \"Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional\".

Nas duas primeiras edições homenageou dois brasileiros, Celso Furtado e Rômulo de Almeida, respectivamente, pela importância deles como responsáveis pela condução do processo de reconhecimento político, social e econômico da questão regional brasileira e de inserção do tema na agenda de governo e no centro do debate nacional, a partir da década de 1950. Em sua terceira edição reconhece e homenageia o Professor Armando Dias Mendes, um incansável defensor da região amazônica, um arauto amazônico de primeira cepa, um guerreiro em prol da Amazônia que do início ao final de sua jornada, sonhava com uma trajetória diferente para a essa região, buscando transformar o papel de periferia ativa de um capitalismo transnacional selvagem e covarde, para uma região que ainda sonha em fazer parte de uma estratégia nacional de desenvolvimento, não como mero apêndice, mas como parte estratégica ativa de um projeto nacional.

O prêmio busca promover a reflexão, do ponto de vista teórico e prático, acerca  do desenvolvimento regional no Brasil, envolvendo o poder público e a sociedade civil organizada na discussão e na identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento.

Categorias

I.                    Produção do Conhecimento Acadêmico: Concorrerão teses de Doutorado e dissertações de Mestrado, que abordem temas para o aprofundamento do conhecimento da questão regional brasileira ou para a implementação de ações comprometidas com a redução das desigualdades regionais, como forma de contribuir para a compreensão da temática e a identificação de medidas de intervenção adequadas ao estágio atual das disparidades regionais no Brasil.

II.                  Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional: Concorrerão relatos de experiências em andamento, com resultados positivos concretos, implementados por instituições governamentais nas esferas federal, estadual ou municipal, por entidades privadas e pela sociedade civil, que tenham gerado mudanças estruturais e transformações do território onde está instalada e de seu entorno.

III.                Projetos Inovadores para Implantação no Território: Concorrerão propostas inovadoras de atuação no território, de natureza social, econômica, cultural ou ambiental, com comprovado potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala sub-regional ou macrorregional, voltados para  dinamização econômica e inclusão produtiva, diversificação e fortalecimento da base produtiva e manutenção da competitividade.

Premiação

I.                    Primeiro lugar: Diploma de Reconhecimento de Mérito na categoria em que concorreu e  a premiação em valores: i) Para de Tese de Doutorado: R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais); ii) Para de Dissertação de Mestrado: R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).

II.                  Segundo lugar: Diploma de Reconhecimento de Mérito na categoria em que concorreu e a premiação em valores: i)  Para Tese de Doutorado: R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais); ii) Para Dissertação de Mestrado: R$ 13.000,00 (treze mil reais).

III.                A premiação, para as demais categorias, será de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para Primeiro lugar, e R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), para o Segundo lugar. Os prêmios serão entregues em cerimônia, a ser realizada no dia 05 de dezembro de 2014.

Informações: www.integracao.gov.br/premio