Palestra trouxe novas vivências aos alunos do primeiro semestre de Engenharia Civil

Buscando aliar o estímulo dos sentidos e da emoção ao conhecimento teórico dos seus alunos a professora Danusia Apparecida Silva tem apresentados novas e variadas atividades em sua disciplina de Comunicação Empresarial, ministrada ao primeiro semestre do curso de graduação em  Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense.

Assim, em uma das aulas durante o mês de maio, o tenente Jarbas Vieira Filho marcou com sua importante participação um momento especial do conteúdo. Ele contou, em formato de palestra, fatos de sua trajetória de vida e sua atuação no Exército Brasileiro, em missões em todas as regiões do país pelo Batalhão de Engenharia , assim como da vasta experiência obtida durante sua estada na República do Haiti, no Caribe.

Em uma missão militar o tenente esteve no país caribenho por oito meses, e presenciou o fato e o período posterior à catástrofe do grande terremoto que abalou o Haiti no ano de 2010, deixando milhares de mortos. O militar trouxe aos alunos durante sua explanação fotos e relatos sobre a pobreza da população haitiana antes do abalo e também após o desastre, quando a situação se tornou “aterrorizante”. Relatou ainda ações e a atuação das Organizações das Nações Unidas (ONU) quanto à situação do Haiti.

Como desdobramento da palestra os alunos realizaram uma atividade de produção textual, que rendeu ricos depoimentos transcritos em redações.

“A acadêmica Luiza Kaiser registrou que os relatos do tenente mostram “o quanto não aproveitamos o tempo e as oportunidades que temos” e ainda que “nas pequenas coisas é que estão os maiores valores”.  Já para a acadêmica Natalia Vieira, que é filha do palestrante, esta mensagem é reforçada e ela afirma “na correria do dia-a-dia deixamos muitos detalhes cruciais passarem despercebidos”.

Esta e outras atividades vêm sendo desenvolvidas dentro da grade curricular das disciplinas do Curso de Engenharia Civil e também de outros cursos em que a professora Danusia leciona, proporcionando além da técnica necessária ao desenvolvimento da futura profissão dos estudantes, o altruísmo, a pró-atividade e a sensibilidade, tão necessários aos profissionais nas mais diversas áreas do mercado de trabalho da atualidade.