Luiz Carlos Pfleger será o novo reitor da Uniplac

Com posse prevista para acontecer em até 30 dias, o professor Luiz Carlos Pfleger foi o candidato eleito pelo Conselho de Administração da Fundação Uniplac (CONSAD) para exercer o mandato de quatro anos como reitor da Universidade do Planalto Catarinense.

Antes de ser escolhido em eleição entre os membros do CONSAD, o professor Luiz Carlos e seu concorrente para o cargo, professor Geraldo Augusto Locks, tiveram suas propostas de gestão universitária ouvidas pelos membros do Colégio Eleitoral Especial, que em seguida, votaram nos dois nomes e os encaminharam para análise do Conselho da Fundação.

O professor Luiz Carlos Pfleger, é docente na Uniplac desde o ano de 1990 e responde como Reitor Interino da Universidade desde outubro de 2013. Graduado em Ciências Econômicas pela Uniplac, possui especialização em Administração da Qualidade e Produtividade (Uniplac), em Economia de Empresas (UFSC) e doutorado em Administração Educacional (Concórdia International University). É professor da área de economia da Uniplac.

A proposta de Gestão Universitária do Professor Luiz Carlos Pfleger traz como objetivo “Construir juntos uma nova universidade/realidade”, através da consolidação da Uniplac como Universidade e do estímulo e apoio para o fortalecimento dos cursos e existentes, de projetos de pesquisa e extensão e da criação de novos cursos em graduação e  pós-graduação.

O processo eleitoral para o cargo de Reitor da Uniplac

A últimas eleições da Universidade do Planalto do Catarinense aconteceram no ano de 2006. Com o início do processo de Intervenção Judicial em outubro de  2008, houve a reestruturação administrativa da Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense e da Universidade do Planalto Catarinense.  Assim, ainda em reorganização, no término do mandato  do então reitor eleito, no fim do ano de 2010, foi indicado pelo Conselho de Administração da Fundação Uniplac o reitor interino, cargo mantido até os dias de hoje.

Em 2014, conforme prevê o Estatuto da Fundação Uniplac, o Conselho Universitário deu início ao processo eleitoral para escolha do reitor, pautado nas normas presentes nos documentos legais reelaborados e homologados pelo Ministério Público, que dão um novo formato para as eleições, que acontecem por meio de um Colégio Eleitoral Especial, composto por membros dos setores da comunidade acadêmica – representantes dos professores, técnicos administrativos e acadêmicos da Uniplac. O colégio Eleitoral elabora por meio de votação uma lista sêxtupla de candidatos ao cargo de reitor, que é encaminhada ao Conselho de Administração da Fundação Uniplac onde, também por meio de eleição entre o seus membros,  o reitor é escolhido.

Este formato de eleições é utilizado em outras instituições de ensino superior do país, bem como entre as Universidades do Sistema ACAFE.