O V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social foi realizado entre os dias 14 e 16 de maio, em Chapecó e contou com a participação de representantes dos municípios de Urubici, Painel, São Joaquim, Otacílio Costa, Lages, Campo Belo, Cerro Negro, Correia Pinto, Rio Rufino, Palmeira, Capão Alto e Bocaina do Sul. O repasse de conhecimentos e informações a respeito das significativas mudanças na Política de Assistência Social, implantadas a partir de 2004 foi o objetivo e também o tema central do Seminário, que se propôs a aproximar os conhecimentos técnicos e legais da política social, dando ênfase à gestão do Sistema Único de Assistência Social - SUAS e ao financiamento da política de Assistência Social. Lauro dos Santos, Assessor de Assistência Social da Amures e professor do curso de Serviço Social da Uniplac coordenou a mesa de debates \"Avanços e desafios na política de assistência social\" junto com a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes. \"Precisamos inovar na oferta de serviços, o foco do trabalho deixou de ser o atendimento dos benefícios eventuais e sim o trabalho social com as famílias, precisamos trabalhar o atendimento por equipes\" comentou Lauro. A promoção do evento é da Federação Catarinense de Municípios - FECAM e das Associações de Municípios, com o apoio do Colegiado Estadual dos Assistentes Sociais das Associações de Municípios, do Conselho Estadual de Assistência Social e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. A ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, e a docente e doutora Berenice Rojas Couto foram algumas das palestrantes de renome nacional, participantes do evento.