Acadêmicos recebem orientações sobre a importância da Avaliação Interna

O setor de Avaliação Institucional da Universidade do Planalto Catarinense iniciou neste mês de maio o trabalho de sensibilização e conscientização dos acadêmicos de todos os cursos e semestres da Instituição de Ensino Superior - IES sobre a importância da Avaliação Interna. Nas visitas realizadas em sala de aula pelos professores Ediolane Hilbert Brati e Sergio Schütz, os alunos recebem as informações sobre: objetivos da aplicação do instrumento; formato; processamento e outras informações. A Avaliação Interna utiliza-se de questionários, para coletar informações sobre a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem, estrutura física da Universidade, coordenação dos cursos, bem como das relações acadêmicas. O resultado da Avaliação Interna gera um banco de dados que identifica as fortalezas e fragilidades dos cursos, permitindo o planejamento de ações para melhorias que se façam necessárias, principalmente no Projeto Pedagógico dos cursos. Outro fator importante da realização da Avaliação é o cumprimento da legislação junto ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O Conceito Geral do Curso provem da Avaliação Interna e da Avaliação Externa quando da visita dos Avaliadores “In Loco”, os quais juntamente com o resultado do ENADE compõem Índice Geral dos Cursos e da IES. Portanto, Avaliação Interna é de suma importância para a obtenção dos resultados necessários para o crescimento e fortalecimento dos cursos e da IES. Vale ressaltar a importância de que cada acadêmico, professor e coordenação de curso responda o questionário que estará disponível a partir do mês de junho. Mais informações sobre os processos de avaliação podem ser encontradas no endereço: http://www.uniplac.net/ava ou ainda no Setor de Avaliação Institucional, localizado no prédio da Reitoria, telefone (49) 3251.1035.