Pesquisadoras da Uniplac participam de Congresso Internacional na Universidade Federal de Rio Grande

Grupo de pesquisa é coordenado pela Professora do PPGE Uniplac, Mareli Eliane Graupe Dezessete pesquisadoras do projeto interinstitucional com participação da UFSC, UFFS, Unisul e Uniplac, intitulado “Antropologia, Gênero e Educação” financiado pela FAPESC e CNPq, participaram entre os dias 7 e 9 de maio do VII Congresso Internacional de Estudos Sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH, na Universidade Federal de Rio Grande – RS A equipe da Uniplac foi composta por um grupo de quatro pesquisadoras: Professora Mareli Eliane Graupe, coordenadora local do projeto e líder do Grupo de Pesquisa GECAL/Uniplac; a mestranda Lucia Aulete Burigo de Souza, e duas graduandas. As graduandas, Marcia Muniz Silva e Gabriela do Amarante Liz apresentaram dois trabalhos em forma de banner, respectivamente com os temas “Adolescente autora de ato infracional referente ao cumprimento da medida socioeducativa prestação de serviço à comunidade: um olhar sobre a ótica dos estudos de gênero” e “Gênero e diversidade nas faculdades e universidades de Santa Catarina”. A mestranda Lucia Aulete Burigo realizou uma apresentação oral com a temática “Gênero e Educação: Formação continuada das professoras de Ensino Fundamental”, enquanto os professores da Uniplac Geraldo Augusto Locks, Mareli Eliane Graupe e Josilaine Pereira Antunes apresentaram resultados parciais do projeto financiado pelo CNPq, SPM-PR e Petrobras intitulado “Mulheres nos cursos de engenharias na Uniplac/SC: Promoção da igualdade de gênero”. Juntamente com a Profa. Dra. Arianna Sala (UFSC), no evento a professora Mareli Eliane apresentou um simpósio temático com o tema “Educação, Gêneros e Sexualidades”. Nele, as professoras citam que os estudos sobre gênero, diversidade e sexualidade têm se revelado uma área de pesquisa profícua no campo das Ciências Humanas, e que os conceitos de diversidade e sexualidade, analisados juntamente com a construção das identidades e pós-identidades, tornam-se importantes instrumentos epistemológicos, necessários para se compreender e discutir possíveis transformações na educação. A professora Mareli possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; doutorado em Educação e Cultura na Universidade de Osnabrueck, na Alemanha e pós-doutorado interdisciplinar em Ciências Humanas na UFSC. Têm experiência na área de educação, com ênfase em docência, atuando principalmente nos temas de gênero, diversidade, sexualidade, feminização do magistério, monoeducação e coeducação, metodologia qualitativa e quantitativa. Atualmente, é professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Uniplac.