CIPA recebe orientações sobre combate a incêndio

Depois de conhecer as normas que conduzem o trabalho de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), visitar cada um dos ambientes da Universidade para observação dos locais de maior risco à saúde e segurança dos funcionários e alunos e iniciar o planejamento das ações para este ano, os integrantes passaram pelo treinamento de combate a sinistros. Na tarde da última quinta-feira (8), os integrantes da CIPA Uniplac foram orientados pelo soldado Maicon Ataíde, do Corpo de Bombeiros de Lages, como agir em uma situação envolvendo fogo. Conheceram as diferentes classes de incêndio, suas causas e a forma correta de combatê-lo. Além disso, o soldado apresentou alguns extintores, como os de água pressurizada, pó químico e gás carbônico e sua utilização. Um pequeno foco de fogo foi montado no pátio da Universidade e cada um dos integrantes da CIPA teve a oportunidade de manusear o extintor, instruído pelo bombeiro, para apagar as chamas. A forma correta de manipular as mangueiras em momento de sinistro também foi apresentada por Maicon. Nesta semana, a equipe da CIPA fará o treinamento de primeiros socorros.