Professor Renato Dagnino participa de momento com Incubadora Social da Uniplac

Na passagem do Prof. Dr. Renato Dagnino, da Universidade Estadual de Campinas/SP, pela Uniplac para a Conferência “Engenharia, Universidade e Tecnologia Social”, o professor visitou a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP da Universidade do Planalto Catarinense. Na oportunidade, ele refletiu com seus integrantes e representantes do poder público e entidades apoiadoras, os desafios e possibilidades de uma incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários. Destacou, ainda, a atuação de mais de 100 ITCPs nas universidades brasileiras, nas quais agora se insere a Uniplac, e insistiu que diante de uma sociedade orientada pela lógica da criação de empregos e salários para poucos, é fundamental encontrar estratégias para uma outra lógica: a criação de trabalho e renda para a maioria da população em condições de ingresso no mundo do trabalho. O professor enfatizou que esta missão de uma Incubadora de Economia Solidária deve ser papel de toda universidade, e papel fundamental da Tecnologia Social em oferecer condições para a população tornar-se protagonista da sua emancipação social e econômica. Na manhã de ontem (7), o professor Renato, acompanhado pela coordenação do Projeto da ITCP da Uniplac, visitou em Lages um Empreendimento de Economia Solidária, compreendido como empresa recuperada. Trata-se de um grupo de trabalhadores da indústria moveleira que trabalhava em uma empresa convencional em situação de falência. O grupo assumiu a empresa, e tendo por base os valores da autogestão, cooperação, solidariedade e distribuição equitativa da renda, conseguiu superar as dificuldades e hoje vive em melhores condições de vida da cooperativa que produz móveis sob medida. Ao longo de sua carreira, o professor Renato Dagnino publicou mais de 60 artigos em periódicos especializados e quase 40 capítulos e livros na sua área de atuação acadêmica. Orientou, ainda, mais de 30 alunos de mestrado e doutorado. Atualmente, coordena o Programa de Gestão Estratégica Pública da Unicamp, responsável pelo oferecimento de cursos de capacitação de dirigentes técnico-políticos e é membro do Conselho de Orientação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. O projeto da ITCP da Uniplac é coordenado pelo professor Dr. Geraldo Augusto Locks, membro do corpo docente do PPGE - Mestrado em Educação da Universidade. A incubadora tem a missão de garantir o desenvolvimento de metodologias de incubação compreendidas enquanto processos de formação, assessoria técnica e política, disseminação de tecnologia apropriada e de gestão voltadas à consolidação e conquista de condições necessárias para a autonomia organizacional e a viabilidade de Empreendimentos de Economia Solidária (EES) no território de abrangência e atuação da Universidade.