Conferência voltada para os cursos das engenharias foi realizada no Salão de Atos da Uniplac

A noite de ontem (7) foi marcada por um importante momento para os acadêmicos dos cursos das Engenharias da Uniplac. Foi realizada uma conferência voltada para estes alunos, que contou com uma palestra ministrada pelo professor Renato Dagnino da Unicamp, com o tema “Engenharia, Universidade e Tecnologia Social”. Na tarde de ontem, o professor Renato participou de uma conversa com a imprensa e explicou um pouco da temática da palestra. De acordo com ele, as empresas brasileiras, e as multinacionais que estão no Brasil não desenvolvem tecnologia, e sim as compram ou copiam. Na sua visão, causas como problemas de saneamento, transporte de massa, saúde e educação demandam uma tecnologia diferente da atual. Autor de alguns livros, o professor Renato Dagnino é professor titular no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp e tem atuado como professor convidado em várias universidades no Brasil e no exterior. Graduou-se em Engenharia em Porto Alegre e estudou Economia no Chile e no Brasil, onde fez mestrado e doutorado. Sua livre-docência na Unicamp e seu pós-doutorado na Universidade de Sussex foram na área de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. O momento foi acompanhado pelos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, de Produção e Mecânica.