Festival do Papagaio Charão movimentou a região no último final de semana

Nos dias 3 e 4 de maio Urupema recebeu a terceira edição do Festival do Papagaio-Charão e o 1º Festival do Papagaio-de-Peito-Roxo. O evento realizado no Centro de eventos do município contou com uma vasta programação de palestras e oficinas, aulas de educação ambiental para crianças, além das saídas de campo para observação e fotografia das aves e a apresentação do artesanato regional e local em stands durante todo o evento. O IABio e a Universidade do Planalto Catarinense foram parceiras e estiveram presentes no Festival. Segundo a representante das Instituições que participou do evento Ana Clarice Granzzoto “o evento é um momento muito importante pois fortalece a conscientização da importância da conservação das matas de araucárias aqui da região, como ponto de estada e alimentação dos papagaios e de outras espécies”. A região serrana é hoje um dos pontos de maior disponibilidade de alimento para o papagaio charão, espécie que já esteve ameaçado de extinção. “Isto se faz importante para a manutenção destas espécies e vem de encontro com os objetivos do IABio. ” Único no mundo o evento reuniu observadores de aves e pesquisadores de todo o país. O festival é uma realização do IFSC/Urupema, COASerra e do Instituto de Pesquisas e Aplicação Ambiental e Cultural – IPAC.