Termodinâmica explicada na prática

A água para tomar o chimarrão foi aquecida de uma forma diferente pelos alunos do curso de Engenharia Civil nesta manhã. Eles aproveitaram o instrumento, que tem como base o sistema de aquecimento gerado pelo fogão a lenha, conhecido como serpentina, que dá condições de utilização para o uso doméstico. Esse e outros experimentos estão expostos próximo ao Centro de Convivências da Uniplac, e fazem parte da avaliação semestral da disciplina de termodinâmica dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Os planadores também chamam a atenção do público que passa pelo local. Da mesma forma, o jet pulse, uma mini turbina, em formato de um triciclo conquista os olhares dos curiosos. Outra atração é o hovercraft, uma espécie de veículo que se movimenta tanto na terra quanto na água. Neste semestre ele ganhou dimensões maiores, além de um piloto que é responsável pela direção a ser tomada pelo instrumento. O professor Valdeci Costa explica que na termodinâmica, calor significa energia em trânsito, e dinâmica se relaciona com o movimento, ou seja, a termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento. Daí o grande desafio para alunos na construção de equipamentos diferenciados e elaborados com criatividade. Os experimentos dos acadêmicos estarão expostos durante os três períodos de hoje.