Hovercraft ganha piloto e foguete é movido a água na feira da termodinâmica

Umas atividades tradicionais da disciplina de termodinâmica, ministrada pelo professor Valdeci Costa, nos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil, é a exposição de instrumentos desenvolvidos pelos alunos como atividade de avaliação semestral. A Feira da Termodinâmica ocorre desta sexta-feira, durante os períodos matutino, vespertino e noturno, no Centro de Convivências da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) Além daqueles já conhecidos pela comunidade acadêmica, como o aquecedor solar, barco a vapor, jet pulse (mini turbina) e planador, os alunos trazem algumas novidades. De acordo com o professor, que não quis revelar muita coisa para surpreender os visitantes do evento, o hovercraft, uma espécie de veículo que se movimenta tanto na terra quanto na água, desta vez ganha um piloto. Outra experiência apresentada pelos estudantes será o foguete movido a água. O motor stirling, dispositivo que funciona com ar quente, também será um dos atrativos. O professor Valdeci explica que na termodinâmica, calor significa energia em trânsito, e dinâmica se relaciona com o movimento, ou seja, a termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento. Daí o grande desafio para alunos na construção de equipamentos diferenciados e elaborados com criatividade.