Proesde promove o 1º Seminário de Educação Ambiental, Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade

A iniciativa de realizar um evento para discutir temáticas atuais e de relevância, como direito ambiental, políticas públicas, cidadania e sustentabilidade, partiu dos estudantes do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional, o Proesde. O 1º Seminário de Educação Ambiental, Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade está marcado para os dias 2 e 3 de julho, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas. Na programação, palestras, mesas-redondas, apresentações artísticas e de trabalhos. O evento é aberto ao público. Para participar como apresentador de trabalho ou ouvinte, os interessados precisam se inscrever no site da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) até o dia 28 e 30 deste mês, com um investimento de R$20 e R$10, respectivamente. No total, serão 15 horas/aula, e no final das atividades todos receberão um atestado de participação certificado pela Universidade. Esse evento está inserido no contexto do que prevê o Proesde com o curso seqüencial de complementação de estudos, que consiste também no incremento de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à articulação da melhoria do ensino de graduação e ao processo de desenvolvimento socioeconômico da região Serrana. O Proesde foi elaborado por meio de uma parceria entre Governo do Estado, através da Secretaria de Estadual de Educação, e Uniplac. Os alunos que participam do programa, desde o segundo semestre do ano passado, além de freqüentar gratuitamente o curso superior seqüencial de complementação de estudos, recebem um auxílio financeiro de 70% dos custos da graduação. O curso de formação de agentes para o desenvolvimento regional tem como missão, habilitar profissionais com visão sistêmica e empreendedora, capazes de planejar, implantar, gerir e avaliar projetos para região da Serra Catarinense.