“Enem” para professores é criado pelo Mec

No último dia 24, o Ministério da Educação (Mec) instituiu o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. Na primeira prova, que deve acontecer em 2011, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil. A prova será composta de uma avaliação de conhecimentos, competências e habilidades e será de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o professor que passa pela seleção poderá usar a nota para ingressar em qualquer uma das redes de ensino que aderirem ao programa. Um dos objetivos do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente é subsidiar a contratação de docentes para a educação básica dos estados e dos municípios e conferir parâmetros para auto-avaliação dos futuros docentes, com vistas à continuidade da formação e à inserção no mundo do trabalho. No site do Inep (www.inep.gov.br) existe um espaço para consulta pública sobre o exame. Os interessados têm até o dia 3 de julho para dar sua opinião.