Foco Forpesq é retomado em 2010

O projeto Foco Forpesq, que estava adormecido desde 2008 e teve um tímido surgimento em 2009, ganhou forças novamente e trouxe para discutir a temática “Intervenções Artísticas em Espaços Escolares”, na primeira reunião deste ano, a renomada professora doutora Paola Basso Zordan. Foco Forpesq tem como proposta integrar as pesquisas do Mestrado em Educação às pesquisas das Licenciaturas da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Os trabalhos são coordenados pela Pró-reitoria de Ensino (Proens), Projetos e Apoio Pedagógico (ProAPe), coordenação dos cursos de Pedagogia e Mestrado em Educação. Na Uniplac pela primeira vez, Paola apresentou aos participantes algumas experiências vivênciadas durante os projetos de intervenção de cunho artístico no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e escolas estaduais da cidade de Porto Alegre. Durante a explanação, a professora buscou ressaltar as possibilidades de trabalho com intervenção artística. Paola atendeu gentilmente o convite feito pela mestranda Tânia Regina de Oliveira, que tem como título de sua dissertação “Arte e Arte-Educação na escola: Expansão ou Extinção? Descompassos entre legislação, formação e trabalho”. Para desenvolver sua pesquisa, Tânia leu todas as obras escritas pela professora que é integrante da banca examinadora e será a examinadora externa de seu trabalho. O próximo encontro do Foco Forpesq está marcado para esta sexta-feira (28), a partir das 19 horas no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CJJ). O professor doutor Osmar de Souza falará sobre o tema “Profissionalidade Docente: 40 anos”. E na semana seguinte, a primeira temática será discutida entre os alunos em sala de aula nas disciplinas de metodologia do ensino e conhecimentos e saberes.