Alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação apresentarão trabalhos na ANPEd

Os alunos do Programa de Pós Graduação em Educação- (PPGE) UNIPLAC Carlos Alberto Bertaiolli e Ivonete Benedet Fernandes Coan, estarão no mês de setembro em Goiânia para apresentação de seus trabalhos na 36ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Com base em suas Dissertações de Mestrado, sob a orientação da Profa Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida, esses acadêmicos construíram dois trabalhos que foram inscritos para o evento nacional. Ambos trazem pesquisa e análise do período que antecede à criação da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, que compreende os anos de 1988 a 1991, em que foram elaborados os Jornais informativos sobre a Proposta. Exemplares desses Jornais foram encaminhados às escolas da rede estadual de ensino como forma de socialização do que se debatia para a construção do documento curricular para a educação estadual e para leitura, análise e contribuição dos professores em suas áreas do conhecimento. Mais tarde, o conteúdo desses Jornais fez parte do texto que compôs a Versão Preliminar dessa Proposta apresentada em 1991 e que vêm sendo atualizada desde então. “Nós buscamos com estes trabalhos, em nossas áreas específicas - Alfabetização e História –, compreender como foi a etapa de elaboração da Proposta Curricular, e de que forma esse processo incide sobre estas áreas e para o ensino público catarinense”, relata Carlos Alberto, explicando que a escolha dos jornais se deu pelo fato de que eles geraram a construção de um norte para a educação no Estado. “ENSINO DE HISTÓRIA NOS JORNAIS DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA” e “ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS JORNAIS DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA” são os títulos dos trabalhos que Carlos Alberto e Ivonete, respectivamente, produziram e apresentarão no evento que acontece de 29 de setembro a 02 de outubro na Universidade Federal de Goiás. A ANPED A ANPEd — Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação — é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. Na década de 1980, passou a nomear-se Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Sua finalidade é o desenvolvimento e a consolidação da pós-graduação e da pesquisa na área de Educação no Brasil. Ao longo dos anos, tem se projetado no país e fora dele como um importante espaço de debate das questões científicas e políticas da área, constituindo-se em referência na produção e divulgação do conhecimento em Educação. A 36ª Reunião Nacional será um marco na história da Associação, pois encerrará uma tradição de reuniões nacionais realizadas anualmente. Conforme mudança estatutária ocorrida em assembleia específica, a ANPEd passará, a partir deste ano, as reuniões nacionais dessa Associação ocorrerão a cada dois anos, intercaladas pela realização dos Encontros Regionais (Anpedinhas e EPENN). O tema da 36ª Reunião Nacional é “Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as políticas educacionais”.