Curso de Medicina realiza atendimentos pelo SUS

A estrutura curricular do Curso insere o estudante no Sistema Único de Saúde (SUS) Com início em 2004, o Curso obteve seu reconhecimento em 2009 e, em 2013 formará a quinta turma de profissionais médicos. O grande diferencial do Curso de Medicina da UNIPLAC é o ensino por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, utilizando as metodologias da Problematização e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), permitindo aos estudantes reflexões a partir de situações reais. Essas metodologias diferenciadas são utilizadas com sucesso em grandes instituições como Harvard Medical School, Stanford, FAMEMA, UFSC, UFRR, PUC-GO, PUC-PR, entre outras. O Curso tem seis anos de duração e desde o primeiro ano permite ao estudante o contato com os pacientes, por meio do atendimento supervisionado em diversos serviços de saúde, priorizando as Unidades Básicas de Saúde (UBS), vinculadas ao SUS. No curso de medicina da UNIPLAC não existem disciplinas isoladas, pois todas as áreas de conhecimento são contempladas nas Unidades Educacionais, na perspectiva de currículo integrado. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso de Medicina está organizado em Unidades Educacionais: Unidade Educacional Sistematizada, quando os estudantes desenvolvem estudos em pequenos grupos, por meio de tutorias, utilizando-se da ABP. Na Unidade de Prática de Saúde na Comunidade, os estudantes, também em pequenos grupos estão em contato direto com a comunidade nas UBS refletem sobre a realidade nos ciclos de aprendizagem, com base na Problematização. Na Unidade Eletiva o estudante elege as áreas de interesse para atuação em serviços de saúde. Na Unidade de Internato os estudantes continuam em pequenos grupos, atuando sob supervisão nas diversas áreas da Medicina, também utilizando a Problematização como metodologia de ensino aprendizagem. O Curso possui uma estrutura de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, como laboratórios das áreas básicas, Laboratórios de Páticas Profissionais (LPP), Laboratórios de Apoio ao Estudante (consultorias), Laboratório Morfofuncional (LMF). Ainda oferece, em seu próprio campi no Centro de Ciências da Saúde, serviços à comunidade por meio de atendimento em ambulatórios. O curso tem ingresso anual através de vestibular de verão da ACAFE,amplamente divulgado nos meios de comunicação, a partir do mês de setembro.