Estagiários iniciaram o trabalho de levantamento no Museu Thiago de Castro

Os acadêmicos passaram por capacitação nas últimas semanas Os acadêmicos da UNIPLAC, estagiários selecionados durante o mês de junho para trabalharem no projeto de Levantamento do acervo museológico do Museu Thiago de Castro (MTC ), estiveram em capacitação durante estas duas últimas semanas e já iniciaram o trabalho de levantamento e catalogação do acervo. Na capacitação diversas atividades foram realizadas junto aos estagiários, sob a orientação da Equipe de Transição formada pelos profissionais das instituições parceiras do projeto - Fundação UNIPLAC, Fundação Cultural de Lages, Ministério Público de Lages e Associação de Amigos Museu Thiago de Castro. Na última quinta-feira, dia 08 de agosto, o dia foi de atividades monitoradas pelo Museólogo da Fundação Catarinense de Cultura, Renilton Roberto da Silva Matos de Assis, que também acompanhará o projeto de Levantamento do acervo pra que ele seja feito em conformidade com o modelo de catalogação de acervos museológicos. Entre os estagiários selecionados estão acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Artes Visuais e Música Jornalismo e Direito que trabalharão no regime de estágio não obrigatório, remunerado, até o mês de dezembro. O projeto também conta com acadêmicos voluntários do programa de Bolsas de estudos FUMDES. DA TRANSIÇÃO DO ACERVO DO MUSEU THIAGO DE CASTRO O inventário do acervo do MTC é uma das ações propostas pelo Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre Ministério Público de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, Município de Lages, Fundação Cultural de Lages e Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense – UNIPLAC, quando da aquisição do acervo, antes de propriedade privada, pelo MP-SC e seu recebimento pelo Município de Lages em junho de 2012. O conjunto de acervo do MTC é resultado da coleção de Danilo Thiago de Castro que dedicou anos de sua vida à procura, guarda e exposição daquilo que se constitui um importante patrimônio cultural do município de Lages. Instalado no térreo do antigo fórum Nereu Ramos, o MTC conta com uma exposição de longa duração composta por quatro salas organizadas por diferentes temáticas. Há também uma biblioteca com mais de 4 mil exemplares, revistas e jornais que datam do século XIX e ainda, o corredor à Exposição Fotográfica, com reproduções do acervo iconográfico do Museu. O TAC é uma medida para qualificar as ações de salvaguarda do acervo, assim como da efetiva manutenção das atividades já desenvolvidas.