Abertura de Curso de Extensão da UNIPLAC marcou início de convênio internacional de pesquisa

Dia 05 de agosto aconteceu na UNIPLAC a abertura do Curso de Extensão “Perspectivas Epistemológicas em Pesquisas em Políticas Educacionais”, evento que tem dois dias de duração e que marca o início do convênio em regime de Parceria de pesquisa entre a Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, Lages, Brasil e a Universidade Nacional Tres de Febrero – UNTREF, Buenos Aires, Argentina. O convênio foi formalizado durante o primeiro semestre de 2013 e traz ainda, nesta terça-feira, às 19h o lançamento dos livros bilíngues-português e espanhol – EPISTEMOLOGIAS DE LA POLITICA EDUCATIVA e, o segundo, ESTUDOS EPISTEMOLOGICOS NO CAMPO DA PESQUISA EM POLITICA EDUCACIONAL, escritos com participação e co-organização da Profa. Dra. Malu Almeida (UNIPLAC), juntamente com Dr. Cesar Tello (UNTREF). A efetividade do convênio e a realização das primeiras atividades em parceria foram o foco da fala do Pró-Reitor de Pesquisa da UNTREF, o Prof. Dr. Cesar Geronimo Tello, durante a abertura do curso na manhã de hoje. “Convênios não podem estar apenas no papel, mas têm que se cumprir em ações, e a UNIPLAC mostra que isto é efetivo, na parceria com a UNTREF com as atividades que iniciamos hoje”, o professor afirmou. O Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UNIPLAC, Juliano Leite, ressaltou a importância do convênio e de suas atividades para a UNIPLAC. Ele afirma que “estar dentro de um processo de participação em que podemos divulgar o nosso campo de pesquisa e, principalmente, melhorar a nossa atuação neste campo, enquanto universidade é muito importante”. A comunidade acadêmica, imprensa e comunidade em geral, são convidados a participarem às 19 horas desta terça-feira (06), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas do lançamento dos livros, momento em que o Pró-Reitor da UNTREF e os representantes da UNIPLAC estarão presentes, realizando um segundo momento de apresentação do convênio. Além dos livros frutos do convênio, serão lançadas também as obras: “Educar o educador: Reflexões sobre formação docente”, “Leituras sobre John Dewey e a educação”, “Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política” de autoria e organização do Dr. Altair Alberto Fávero; “O popular e a educação” de Telmo Marcon; e, os dois volumes da Revista Espaço Pedagógico, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Na manhã de quarta-feira o Pró-reitor da UNTREF, Cesar Telo, acompanhado da comitiva da UNIPLAC fará um passeio pelo campus da UNIPLAC e conhecerá a estrutura de laboratórios de saúde e tecnologia, como objetivo de que possa visualizar o que a Universidade lageana tem a oferecer para o desenvolvimento das atividades previstas no convênio.