Exposição Impressões Noturnas segue circuito cultural Arte na Cidade e vai à Urubici

Apresentando uma inovadora proposta artística, a exposição Arte na Cidade – Impressões Noturnas é o resultado de um trabalho conjunto de dois artistas, ambos fotógrafos, que usaram métodos diferenciados para fotografar a cidade à noite em cores. O processo adotado por Jary Júnior e Luis Tutu apresenta a tendência de mesclar tecnologias tradicionais e inovações relativamente recentes à produção de imagens. Para diferenciar o processo fotográfico, os artistas incluíram a utilização de lentes de plástico em uma câmera digital profissional e o uso de película colorida em uma câmera plástica Lomo modificada pelo próprio fotógrafo para longas exposições. O que Luis e Jary dizem nas fotografias expostas é que “precisamos atentar para o surreal que cotidianamente nos cerca; para que procuremos renovar o nosso olhar como se fosse a primeira vez que vemos a nossa própria cidade; como se fôssemos crianças – e talvez daí venha o jogo lúdico de abandonar a precisão e a ‘limpeza’ da fotografia atual e recorrer a lentes de plástico para, no sentido literal, rever aquilo que letargicamente vemos todos os dias sem prestar atenção”. Nas palavras deles, “Impressões Noturnas” foi um grande desafio proposto para que trabalhassem juntos, com câmeras não convencionais, e registrassem a cidade à noite. Para os artistas, na fotografia há sempre que apurar o olhar, buscar novos ângulos, texturas e momentos, para aquilo que no dia-a-dia não percebemos com facilidade, mas no instante em que se fixa a imagem, uma outra visão se concebe. A exposição, que esteve na Biblioteca da UNIPLAC durante o mês de julho, agora segue o circuito Arte na Cidade, promovido pelo SESC e vai até a cidade de Urubici, permanecendo disponível para visitação na Unidade SESC da cidade, de 06 a 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h30min às 20h.