1º de Agosto é o Dia Mundial da Amamentação

Dia 13 de agosto Residência Multiprofissional organiza evento Dia 1º de agosto é o dia em que mundialmente comemora-se o ato da amamentação. Esta data marca também a realização de diversas ações valorizando um ato de suma importância para vida inteira do ser humano. As ações desenvolvidas neste período têm como objetivo combater a desnutrição infantil, já que o leite materno é um dos principais alimentos para nutrir o organismo humano, com cálcio, ferro e fósforo, além de outros nutrientes importantes. No Brasil, há alguns anos, vem sendo desenvolvidas políticas de melhoria dos serviços de neonatologia, incluindo entre outros procedimentos o Manejo Canguru na tabela de procedimentos do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), além de ter regulamentado o caráter multiprofissional da equipe de saúde responsável por esse atendimento. Atualmente o método, que visa reduzir os custos da assistência perinatal e promover, por meio do contato pele a pele precoce entre a mãe e o seu bebê, maior vínculo afetivo, maior estabilidade térmica, melhorar as taxas de aleitamento materno e melhorar o desenvolvimento, é disseminado em várias maternidades do País e compõe as ações da Rede Cegonha (Portaria 1.459/2011). Em Lages também acontecem ações de divulgação e orientação sobre a amamentação e no dia 13 de agosto o Curso de Residência Multiprofissional de Saúde da Família e Comunidade da UNIPLAC realizará o II Seminário Multiprofissional de Aleitamento Materno, evento que conta com em sua programação com palestras que tratarão da importância da amamentação em diversas áreas, não só em termos de nutrição, mas também se tratando de estética e saúde. Nesta próxima semana a organização divulgará a programação oficial do II Seminário Multiprofissional de Aleitamento Materno.