Estudantes encontram fósseis de mais de 300 milhões anos

O objetivo da viagem de estudos dos alunos da sétima fase do curso de Ciências Biológicas e quinta fase de Engenharia Civil da Uniplac era conhecer o Cenpáleo (Centro Paleontológico da Universidade do Contestado) Museu da Terra e da Vida, em Mafra, no norte do estado. Mas o sábado, 15 de maio, ficou marcado na vida desses acadêmicos que voltaram para casa surpresos e orgulhos em ter encontrado dois fósseis de Paleoniscídeo, uma espécie de peixe que viveu há mais de 300 milhões de anos naquela região. Os acadêmicos Fabrício Sens e Michel Ramos encontraram os peixes, um de 30 e outro de 50 centímetros, em um terreno de uso público que contém grande quantidade de material sedimentar geológico e marinho. Por lá, são facilmente localizados fosseis de peixes e esponjas do mar. Os descobertos pelos universitários da Uniplac foram doados pelo coordenador do Cenpáleo, professor doutor Luiz Carlos Weinschütz. De acordo com o professor Roger Robert Ramos, que ministra a disciplina de geologia para as duas turmas, a próxima etapa é a aplicação do método de conservação com resina. Empolgados com a descoberta, os estudantes já planejam o futuro para esses materiais. “A intenção é expor esses fósseis para a comunidade acadêmica, e daí dar o primeiro passos para a construção de um espaço que futuramente possa a vir se tornar um museu”, afirma o professor.