Professor de cursos de Licenciaturas da UNIPLAC busca aprofundar conhecimentos por meio de Mestrado na Federal

O professor Jourdan Linder foi recentemente aprovado no processo seletivo do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (UFSC). Formado em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e docente da Universidade desde 2012, o também professor da Educação Básica municipal de Lages começou seu interesse pela atuação junto à crianças e adolescentes em situação de risco social, por meio da participação em um projeto de extensão da UNIPLAC que atendia a este público, já no primeiro semestre de graduação. Após a conclusão da graduação em 2010 e o ingresso, em seguida, como funcionário da educação pública, o Prof. Jourdan escolheu trabalhar em uma escola da periferia da cidade de Lages, onde vem desenvolvendo um trabalho que leva em consideração a origem social dos estudantes. Todo este histórico dedicado à educação fez com que a vontade de aprimoramento do profissional aumentasse e que ele procurasse aprofundar ainda mais conhecimentos em sua atuação, o que segundo o professor se efetivará com o Mestrado. “Seguindo a área acadêmica, vejo o Mestrado com o caminho para profundar conhecimentos e adquirir um diferencial para minha atuação nas escolas”, o Prof. Jourdan afirma, relatando ainda que tem a expectativa da construção de novas possibilidades em educação nesta área abrangida por sua pesquisa. A pesquisa apresentada ao Mestrado pelo Prof. Jourdan tem o tema “Relações simbólicas entre os atores sociais das escolas de periferia urbana”, foi aprovada na linha de pesquisa “Sociologia e História da Educação” e terá como orientadora a Profa. Dra. Ione Ribeiro Valle. O Mestrado terá duração de dois anos.