Acadêmico de Biomedicina apresentará pesquisa em Simpósio Nacional

O acadêmico concluinte do curso de Biomedicina da UNIPLAC, Paulo Henrique Exterchoter Weiss desenvolve projetos de pesquisa na área de Bioquímica e Biologia molecular e teve recentemente um trabalho aceito para apresentação oral no XIX Simpósio Nacional de Bioprocessos (SINAFERM) e o X Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas (SHEB). O duplo evento acontece em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná de 30 de julho a 02 de agosto. O trabalho com o tema “ACTIVATION OF β-GLUCOSIDASE BY GLUCOSE-6-PHOSPHATEO” aborda testes da atividade da Beta Glicosidade, uma enzima capaz de digerir celulose. O uso do mecanismo da ativação desta enzima frente a glicose 6 fosfato permitiria, por exemplo, o desenvolvimento do etanol de segunda geração, feito a partir do bagaço da cana de açúcar e não apenas do caldo fermentado como acontece atualmente. Paulo Henrique explica os esforços da pesquisa: “Ainda não existe nenhuma maneira rápida, simples e barata de produção de etanol de segunda geração e este processo identificado na pesquisa ajudaria muito”. O SINAFERM consolidou-se como um fórum privilegiado que congrega, bianualmente, a comunidade técnico-científica das diferentes sub-áreas dos Bioprocessos, reportando avanços na pesquisa realizada em Universidades, Institutos e Empresas, e mostrando diferentes abordagens frente aos desafios nesse campo do conhecimento. Já o SHEB, nasceu por meio da necessidade da busca por fontes alternativas para a produção de biocombustíveis e congrega a comunidade interessada no desenvolvimento de tecnologias associadas ao aproveitamento da biomassa vegetal ou microbiológica.