Rede Aquífero Guarani/UNIPLAC firma parceria em projeto de enriquecimento agroflorestal

Na última sexta-feira, 12 de julho, o responsável pela estufa da Rede Aquífero Guarani/UNIPLAC, André Murara recebeu os representantes do IFSC Silmar Primiere e Bruna Pigozi e da Epagri, Prof. Tassio Dresch Rech e Joyce Furtado, para apresentação do espaço destinado à produção de mudas de plantas nativas. O objetivo da visita é a inserção da UNIPLAC em um projeto encampado pelo IFSC, campus de Urupema, Lages e Curitibanos, em parceria com a EPAGRI e CAV, aprovado no Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). O Núcleo de Estudos em Agrodiversidade do Planalto Catarinense – NEAAPLAC busca o enriquecimento agroflorestal de 15 áreas da região serrana de Santa Catarina, com a implantação de quintais agroflorestais em Unidade de Ensino, produtores rurais e pousadas. O representante da Epagri e Professor do Mestrado em Ambiente e Saúde da UNIPLAC fala da importância do projeto. “Além do aumento da biodiversidade buscamos a recuperação das variedades ‘criolas’ de frutíferas, como o ‘pero-figo’, ‘pero de maio’ e várias outras, o que resulta em resgate da história e cultura”, o professor explica, referindo-se ao uso destas frutas para o feitio de geleias, raspas, itens que fizeram parte da vivência do povo serrano. “Essas vivências serão levadas às escolas da região, com foco na educação ambiental e resgate cultural”, complementa. A estufa da Rede Aquífero Guarani/UNIPLAC passa a integrar o projeto, com o fornecimento de mudas para a formação dos quintais.