Etapa Intermunicipal da Conae é realizada na UNIPLAC

Durante todo o dia de ontem, 15 de julho, aconteceu a etapa Intermunicipal da região Serrana da Conferência Nacional da Educação (Conae). Organizada pelo Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina, o evento contou com a participação de profissionais da educação, membros do Fórum Estadual e lideranças municipais de 23 cidades da região. As discussões seguiram o tema Central da Conae 2014 “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, além de sete eixos previstos em documento de referência: I. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; II.Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; IV. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; VI. Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; e, VII. Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. “Os eixos foram primeiramente debatidos nas escolas, em seguida nas conferências livres realizadas nos municípios e hoje (ontem)acontece o fechamento do documento base com as adequações necessárias para as regionais de Lages, São Joaquim e Curitibanos”, explica a gerente regional de Educação, Fátima Ogliari, sobre a dinâmica do evento. Durante a manhã quatro conferencistas apresentaram um release dos eixos e a tarde aconteceu a votação da inclusão e exclusão de itens do texto do documento base. As etapas regionais, que acontecem em outras vinte regiões do Estado, servem como preparação para a Conferência Estadual que acontece de 7 a 9 de setembro, em Florianópolis. A Conferência Nacional da Educação será em fevereiro de 2014, em Brasília, com representantes de todos os estados da federação.