Governador assinou repasse de 1,7 milhões para UNIPLAC

Cursos de Engenharia e Design de Interiores serão beneficiados A noite de ontem (04) foi marcada por mais um importante feito na parceria entre Governo do Estado e a Universidade do Planalto Catarinense. O governador Raimundo Colombo esteve no Campus da Universidade, no início da noite de hoje, para assinatura do convênio que prevê o repasse de 1,7 milhões para a instituição, que serão aplicados na aquisição de equipamentos para novos laboratórios dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Design de Interiores. Na oportunidade também foi oficialmente inaugurado o Núcleo Regional da Defensoria Pública, que está em funcionamento no Bloco I da Universidade desde o dia 03 de junho. Estiveram presentes o Defensor Público - Geral do Estado, Ivan Ranzolin, o Secretário Regional do Estado Gabriel Ribeiro, a Presidente da Fundação UNIPLAC Luci Ramos,Conselheiros de Administração e do Conselho Fiscal da Universidade, o Prefeito Municipal de Lages, Elizeu Mattos, o Reitor e Pró-reitores da UNIPLAC, entre muitas outras autoridades, além de funcionários,acadêmicos e pessoas da comunidade. O Pró-Reitor de Pesquisa, Expensão e Pós-Graduação, Juliano Leite relembra o histórico e a importância da conquista destes recursos: “Estamos desde 2011 em busca dos laboratórios que vão fortalecer as engenharias da Universidade, de forma sustentável, por meio da atuação em Ensino, Pesquisa e Extensão”. O professor considera assim, que os investimentos serão transformados em mais recursos e parcerias para a Universidade, através da prestação de serviços em extensão, na realização de pesquisas e projetos em tecnologia reforçando a participação da Universidade no desenvolvimento regional, e o principal foco, na experiência prática aos acadêmicos, que podem assim efetivar o conhecimento aprendido em sala de aula. DOS LABORATÓRIOS QUE SERÃO CAPACITADOS: Serão equipados e capacitados 08 laboratórios: Laboratório de Topografia Laboratório de Materiais de construção (concreto) Laboratório de Agregados Laboratório de Solos Laboratório de Massa Asfáltica Laboratório dede instalações elétricas prediais e industriais Laboratório de Automação industrial Laboratório de Metrologia DO NÚCLEO REGIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA A instalação do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Lages aconteceu no dia 03 de junho de 2013. Desde então já foram realizados mais de 250 atendimentos, pelos 05 defensores públicos, que primam sempre pelas conciliações. O Núcleo foi oficialmente inaugurado na noite de ontem também com a Presença do Governador, paralelamente a ao ato de convênio. Na fala do Defensor Público - Geral do Estado, Ivan Ranzolin, foi possível perceber o foco da atuação da defensoria. “Nossa atuação retira do poder judiciário uma série de processos, proporcionando uma diminuição de cerca de dois terços na demanda. Atuamos com o percentual em cerca de 75% de conciliações”, ele afirmou, reforçando que este é o grande diferencial da Defensoria Pública. O trabalho antes realizado na Unidade Judiciária Avançada de Cooperação do Campus da UNIPLAC da Comarca de Lages e no Escritório Modelo de Assistência Jurídica, agora compartilha os atendimentos em assistência jurídica gratuita à população nas áreas prioritárias, com os acadêmicos de Direito da UNIPLAC que seguem realizando a triagem dos casos. Ao final do ato oficial, os presentes estiveram nas instalações do Núcleo da Defensoria Pública.