Comissão Interna de Prevenção de Acidentes terá eleições no dia 07 de agosto
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Formada essencialmente por funcionários ela deve existir por obrigação legal de empresas com mais de 20 funcionários contratados.
Sua composição é dada por 06 funcionários indicados pelo empregador e por 06 funcionários eleitos, representantes dos empregados. Estes últimos gozam do direito de estabilidade no trabalho pelo período igual ao de seu mandato, que é de um ano.
Entre as principais funções da CIPA estão: a atuação como facilitador de segurança e saúde juntamente com o Técnico de Segurança da empresa, seja pela realização de cursos, palestras e treinamentos voltados para a segurança do trabalho, como também a elaboração anual do Mapa de Riscos da empresa. A promoção anual da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) é também uma responsabilidade da CIPA.
As inscrições de candidatos podem ser realizadas até manhã, dia 04 de julho no setor de Protocolo da UNIPLAC.
Informações sobre o processo o processo Eleitoral estão disponíveis no Edital 001/2013 da CIPA disponível nos pontos eletrônicos e murais da Universidade, no site (http://www.uniplac.net/publicacoes/editais/4701.pdf) e também no Blog da CIPA (http://cipauniplac.blogspot.com.br/). Os membros também estão á disposição nos setores, para esclarecer dúvidas.