Ciclo de Atualização em Jornalismo foi sucesso em sua primeira edição

Evento contou com a participação de renomados profissionais da área de comunicação do país “O primeiro de muitos que virão para contribuir com a formação e a qualificação dos futuros jornalistas e dos colegas que já estão no mercado de trabalho”. Esta foi a declaração da jornalista e Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade do Planalto Catarinense, Profa. Betina Pinto ao final do 1º Ciclo de Atualização em Jornalismo, fechado com chave de ouro na noite de ontem, 19 de junho. Com uma programação distribuída em três dias, que contou com oficinas práticas, palestras e debates, o ciclo oportunizou o contato dos acadêmicos e participantes com a prática profissional pela experiência de renomados radialistas, repórteres, assessores e gerentes de comunicação. Elias Teixeira, radialista e escritor, abriu a programação com uma oficina sobre a prática radiofônica, e o que se seguiu durante os outros dois dias foi a discussão aberta e ampla sobre a pauta jornalística e os rumos do texto jornalístico. Elias Teixeira, Tarcísio Poglia, Ivan Claudio, Tulio Borges e Siloé Almeida reforçaram em suas participações o ideal de atuação para todos os meios de comunicação, observadas as características de credibilidade, pro atividade e percepção do jornalista, considerando sempre a necessidade do “cliente final”, seja ele um ouvinte, um leitor, um telespectador ou um internauta. Os acadêmicos de Jornalismo receberam ainda, um recado direto de um dos mitos do Jornalismo no Brasil, Cid Moreira, do qual o palestrante da noite de ontem, Siloé Almeida, é assessor. A mensagem em formato de vídeo trouxe o incentivo à busca constante pelos estudantes de conhecimento, através da dedicação ao estudo.