Acadêmicas de Psicologia auxiliam adolescentes na escolha profissional

O estágio supervisionado está possibilitando às alunas da décima fase do curso de Psicologia desenvolver atividades de educação em saúde, através da Unidade de Saúde da Família Guarujá. Orientadas pela professora Tatiane Muniz Barbosa, as acadêmicas trabalham com cerca de quarenta adolescentes do ensino médio da E. E. B. General José Pinto Sombra. Além de outras ações, a equipe realiza a orientação profissional com esses estudantes. De acordo com a professora, o projeto objetiva oportunizar aos adolescentes uma reflexão sobre o processo de escolha profissional, estimular o pensamento crítico acerca das diferentes profissões e auxiliar os adolescentes na construção de seus projetos de vida. Em abril e maio foram realizados encontros com atividades coletivas. No mês de junho as estagiárias farão as devolutivas individuais aos adolescentes, enfatizando os interesses subjetivos de cada um. Segundo Tatiane, o papel da psicologia vem se ampliando e contribuindo com a sociedade. “Temos tentado criar ações que contribuam na direção da transformação social e da construção de condições dignas de vida e promoção de saúde, buscando dessa forma provocar mudanças que promovam e incentivem a existência de um sujeito ativo e saudável”.