Uniplac recebe mais de 500 pessoas para tratar de educação

A Conferência Nacional de Educação (CONAE) acontecerá apenas em abril de 2010, mas desde janeiro deste ano, estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada vêm conferindo os rumos da educação no país. Nesta quarta-feira (26), a partir das 8 horas, representantes de três Secretarias de Desenvolvimento Regional se reúnem no Salão de Atos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) para a etapa regional da Conferência. O tema “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação” está sendo debatido em todo o Brasil. Na região da Serra Catarinense são esperadas mais de 500 pessoas, moradores dos municípios que integram as Regionais de Lages, São Joaquim e Curitibanos. De acordo com a coordenadora regional, professora Marilane Wolff Pain, o encontro será divido em três etapas: pela manhã acontecem os colóquios, à tarde os trabalhos em grupo e depois das 18 horas a apresentação das propostas. “Todas as sugestões têm que ser aprovadas em assembleia, passar por uma deliberação coletiva, para depois serem encaminhadas à Conferência Estadual”, explica a professora. Ela espera que os participantes façam propostas articuladas e coerentes com a necessidade de formação de uma política de qualidade para a educação. Marilane lembra ainda que é deste encontro que saem também os delegados da região para a fase estadual.