COI e Seminário regional de Licenciaturas tiveram abertura oficial realizada ontem

A X edição do Congresso de Integração das Licenciaturas – COI e também o II Seminário Regional Catarinense das Licenciaturas tiveram a abertura oficial realizada na noite de ontem, dia 04 de junho. O evento, que segue até dia 08 de junho, contou com a participação de representantes de todos os sistemas envolvidos no processo de educação: UNIPLAC, Fundação UNIPLAC, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretarias Regionais de Educação, IFSC,Secretarias municipais de Educação, assim como os representantes dos professores e dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas da UNIPLAC. Na abertura e recepção aos participantes e convidados, a Pró-reitora de Ensino Professora Vera Rejane Coelho, falou como representante dos coordenadores do evento e explicitou o objetivo do Congresso que é “criar um diálogo sobre a educação escolar, em diferentes contextos, e gerar articulação entre o processo de formação de docentes e a atuação profissional”. Já o professor Elson Bastos, Reitor da UNIPLAC reforçou a importância do evento pois reúne todos os cursos de licenciaturas da Universidade, assim como os atores em educação da região. “O foco e o trabalho em equipe trará o sucesso desta ação, que visa o crescimento das licenciaturas e a ampliação do conhecimento dos nossos professores, alunos e da sociedade”, o reitor afirmou. Na sequência os acadêmicos do 5º semestre do curso de Música realizaram uma apresentação instrumental, que faz parte da disciplina de percussão. Com o tema “A importância da Leitura no Processo de Escolarização”, a Professora Doutora Carmen Pimentel, trouxe em sua palestra um histórico da aplicação e andamento do Programa Nacional de Incentivo à Leitura - Proler, assim como da importância da leitura para todas as áreas de atuação e atividades profissionais. Hoje, dia 05 de junho, às 18h30min, acontece a mesa redonda “Debate em torno das experiências do PIBID”. Nos dias 06 e 07 de junho acontecerão oficinas no período noturno e no dia 08 de junho, das 8h às 12h as comunicações dos acadêmicos (apresentação de estágios, pesquisas, projetos de extensão e trabalhos de conclusão). No dia 07 de junho, acontece o II Seminário Regional Catarinense das Licenciaturas. Neste dia, das 8h30 min às 16h, diversas atividades serão realizadas, e ao final serão apresentadas sínteses dos grupos formados pelos participantes, que culminarão nos encaminhamentos das propostas e dos representantes que estarão no Seminário Estadual no mês de julho. A programação detalhada do COI e também do II Seminário Regional Catarinense das Licenciaturas está disponível na página da UNIPLAC na internet (http://www.uniplac.net/congresso_licenciaturas).