Alunos do CEIM UNIPLAC realizaram plantio em canteiros de Mini compostagem orgânica

Desde março acontecem na UNIPLAC ações do Grupo Garis, que busca conjuntamente construir um futuro melhor para Lages e região, focado no meio ambiente ecologicamente equilibrado, no desenvolvimento sustentável e, especialmente, na implementação de uma política de resíduos sólidos eficiente. No Centro de Educação Infantil Suzete Soares Conceição Córdova (CEIM UNIPLAC), foi implantada a Mini compostagem orgânica (MCO), onde em um canteiro é depositado todo o resíduo orgânico gerado no CEIM formando leiras cobertas com palhas, que durante esta última semana receberam sementes e produzirão hortaliças para uso na cozinha do CEIM, nas feições dos alunos. Na manhã e tarde da última quinta feira as turmas de alunos do Maternal I e II e também de Pré-escolar estiveram dedicadas a realizar o plantio. Cada um dos alunos, com idades entre 03 e 06 anos, teve sementes em suas mãozinhas e a oportunidade de plantá-las, um momento muito importante em que eles passam a entender um pouco mais sobre a produção e o aproveitamento do alimento e também dos resíduos. Os alunos foram envolvidos em todo o processo, sendo conscientizados de que tudo o que eles desperdiçassem estava sendo destinado à compostagem e que dali saíriam novos alimentos. Os pais dos alunos também foram envolvidos e alguns auxiliaram os filhos a confeccionar espantalhos para a horta do CEIM, um incentivo a mais dado pelos professores. As madrinhas do Projeto na UNIPLAC, Juliana e Amarante e Juliana Oliveira e o coordenador do projeto de MCO, professor Germano (CAV), acompanharam e coordenaram mais esta etapa do processo. Busca-se por meio do envolvimento dos familiares de alunos, funcionários e professores do CEIM, assim como da Universidade, que a cultura do reaproveitamento do resíduo orgânico, que gera cerca de 50% de redução no peso total de resíduos que vão para aterros sanitários, seja retransmitida e efetivamente realizada pela população de Lages.