UNIPLAC inicia o processo de atuação em EAD

A atividade pedagógica na modalidade a Distância (EAD), consolidou-se como um modelo educacional de grande abrangência no país. Em função disso, emerge a necessidade da reestruturação nas Instituições de Ensino Superior no que se refere ao uso dos recursos tecnológicos, aos novos formatos de interação e comunicação com o público e ao ritmo ditado pela sociedade do conhecimento, no qual espaço e tempo possam a ser aspectos que facilitam o processo de ensino e aprendizado, mesmo quando não compartilhados, simultaneamente, por professores e alunos. Na EAD, esta interlocução se torna facilitada, pois os ambientes virtuais de aprendizagem permitem a disponibilização de conteúdo e discussão do assunto em tempo real entre aluno e professor/tutor. O acesso pelo aluno, poderá ser em horário e espaço que lhe seja conveniente gerando maior mobilidade e otimização do tempo. A metodologia, processo avaliativo e a aprendizagem acontecem de forma similar ao ensino presencial, sendo que a mudança está nos meios de comunicação e nos recursos tecnológicos utilizados para tal. Nesse processo, a Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, que mantém em seus 54 anos de atuação a referência de qualidade no ensino superior da Serra Catarinense, não pode estar indiferente às mudanças, e, a partir de 2012, inicia o processo para institucionalização da EAD, através do “UNIPLAC em REDE”. Inicialmente, a UNIPLAC está disponibilizando, neste primeiro semestre de 2013, disciplinas nos cursos de licenciatura, com aulas presenciais e também virtuais. Mas, este é o início de um processo muito maior em que, brevemente, outros cursos deverão ser disponibilizados neste formato.