UNIPLAC propõe Doutorado em Educação para 2014

A Universidade do Planalto Catarinense protocolou junto à Fundação CAPES, em Brasília, neste mês de maio, o Aplicativo para Cursos Novos (APCN), objetivando a implantação do seu primeiro curso de doutorado em Lages, a partir do próximo ano: o Doutorado em Educação. O APCN é um conjunto de informações e documentos referentes à UNIPLAC e sobre o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação (PPGE). Ele expõe a estrutura institucional, os objetivos, o corpo docente, para submissão à avaliação superior. No ofício de encaminhamento da proposta, o Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Prof. Juliano Augusto Nascimento Leite, destacou que o Mestrado em Educação desta IES, já conta com mais de 100 egressos ativos no ensino na região, sendo por si só um público potencial para o nível de doutorado. Por seu turno, o Reitor da UNIPLAC, Prof. Elson Rogério Bastos Pereira, fez questão de destacar no seu ofício, anexo à proposta, a importância da Instituição para o desenvolvimento da Região Serrana desde 1959, com a certeza de que “a oferta desse curso atenderá as expectativas da região, pois tem como objetivo a formação de recursos humanos altamente qualificados, com vista ao ensino, pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico”. A proposta encaminhada à CAPES, para a criação do Curso de Doutorado em Educação, foi acompanhada por manifestação pessoal do Governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, que se colocou à disposição da UNIPLAC para que a iniciativa se concretize, conforme se propõe. Da mesma forma, a proposta recebeu apoio do Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, como também do Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Gabriel Sell Ribeiro. Essas autoridades, como agentes públicos, hipotecaram integral apoio à iniciativa comunitária e se prontificaram dela participar para o pronto alcance das metas. A Coordenadora do PPGE, Profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida, lembrou que o PPGE da UNIPLAC já mantém, no campus universitário de Lages, o Curso de Mestrado Acadêmico em Educação, devidamente avaliado pela CAPES e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, este que, agora em 2013, está passando pela competente avaliação trienal e que, desde já, prepara-se para no final deste ano, lançar edital para a oferta do curso à nova turma de 2014. A necessidade do pleito lageano, justifica-se pelos seguintes motivos: o Estado de Santa Catarina dispõe de 11 cursos de mestrado em educação, formando turmas anualmente, cujos egressos não têm como continuar sua formação; há apenas três cursos de doutorado em educação, dois na capital e um em Itajaí, todos no litoral; o interior do Estado está desprovido de programas de formação dessa natureza; e o mais próximo localiza-se em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. A UNIPLAC deverá conhecer o resultado da avaliação da sua proposta em meados de setembro próximo.